Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Rescaldo do Prós & Contras

 

Vi ontem à tarde na net o mais recente Prós e Contras que abordou o tema do referendo à legalização do casamento entre homossexuais.

Foi um debate interessante e de forma geral saudável entre as partes que apoiavam o sim ao referendo e as que achavam que devia ser a assembleia a decidir. Obviamente as mesmas pessoas que são a favor do referendo são as mesmas que são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Coincidência.

A minha opinião é natural, acho que o parlamento tem toda a legitimidade política e jurídica para legalizar o casamento. Este assunto foi referido no programa eleitoral do Partido Socialista e não foi escondido, tanto assim é que Miguel Vale Almeida foi a sua principal voz na campanha.

Contudo ressalvo que se este assunto fosse referendado não me chocava. Mas não agora pois o referendo está a ser utilizado para adiar a legalização. Até porque acredito que se houvesse referendo o eleitorado votaria a favor da legalização, portanto seria a favor do referendo noutra altura que não esta.

Honestamente não consegui entender os motivos das pessoas que eram contra o casamento e a favor do referendo. Falou-se no instituto do casamento, impregnado de valores religiosos, falou-se na adopção que não está em questão neste momento, mas que seria uma consequência da legalização. Enfim falou-se de tudo e mais alguma coisa, mas foi notória a vontade de misturar alhos e bugalhos na discussão, confundindo as pessoas com questões de inconstitucionalidades e direitos fundamentais das crianças.

Vamos por partes, actualmente existem casais homossexuais que vivem, como casados, em família e por vezes até com crianças. É uma realidade que existe e que apenas se pede o seu reconhecimento legal como um casal casado, nada mais. E não é por se irem realizar poucos ou muitos casamentos homossexuais que se deve negar esse direito. Isso não é argumentação.

Quanto à adopção, actualmente é possível um homossexual sozinho adoptar uma criança, não há nada que o impeça, pois não?! Então não é melhor para uma criança ser criada por duas pessoas?! Ou só por serem do mesmo sexo, é impeditivo?! Então e os casos de famílias que perdem o pai ou mãe e ficam crianças ao cuidado de um só progenitor e de um irmão ou irmã mais velhos!? Enfim...

Registo uma das intervenções mais importantes que proveio de um homossexual católico, que afirmou e com razão que o principal motivo para impedirem o casamento é um motivo homofóbico, porque as pessoas não conseguem perceber e aceitar como possível o facto de homens dormirem juntos, ou terem relações. Santa paciência mas é a mais pura das verdades.

Por fim uma mensagem aos que impedem o casamento, quando no dia seguinte à legalização da casamento entre pessoas do mesmo sexo repararem que nada mudou de facto na sociedade, vão olhar para trás e envergonharem-se dos obstáculos que andam a criar...


publicado por Ruy A... às 20:53
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Philip a 19 de Novembro de 2009 às 22:09
Viste onde... ? Arranja link pls.

eu ainda não consegui encontrar.


De L a 19 de Novembro de 2009 às 22:41
Tens muita razão. E fico feliz não só por teres parado para ver o debate via net como também por ainda te dares ao trabalho de apresentar os teus comentários. Obrigado!


De http://omeubloguegostadoteu.blogspot.com a 20 de Novembro de 2009 às 02:29
Há uma coisa que não concordo contigo: se o referendo for feito, acredita que há muito boa gente que sairia de casa para ter o gostinho de votar não. Ainda há muitas mentes mesquinhas. Não creio que as portugueses sejam assim tão open minded...

Abraço.


Comentar post

.E-mail me

ruy_angel@sapo.pt

.posts recentes

. João M. para Miguel Vieir...

. DSECTION Magazine

. Adoro!

. WC freaks

. New Guilty Pleasure 2

. Back again!

. New Guilty Pleasure

. Foo Fighters

. Paradise

. Gay vs Straight

.últ. comentários

Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maio...
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbie...
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do ...
Andas desaparecido...
Lindo tudo de bom este cara!!!
Em suma, que se foda a moda.. tu queres é ver as i...
Parece ser um projecto interessante.Obrigado pela ...
Mas quem não adora? Só se for parvo...
vem... 19 de Março Coliseu Portoo último album é d...
Hum Feist também claro, mas ainda não tinha ouvido...

.links