Terça-feira, 30 de Agosto de 2011

Homossexualidade em Braga II

Tendo em conta o regionalismo a que o meu blog está sujeito. E muito bem sujeito pois gosto muito e tenho orgulho de ser da região de onde sou. Devo voltar a referir-me à "vida homossexual" desta região, como é ser gay e homossexual em Braga e quais as opções que existem. Quero com isto dar continuidade ao post: Homossexualidade em Braga feito anteriormente.

Já passou cerca de um ano e meio desde esse post, mas ainda continua a ser um dos mais visitados/procurados no blog, portanto daí fazer sentido voltar ao tema. Tenho receio que muito das coisas que falei não tenham sido alteradas ou seja praticamente continua tudo na semi-obscuridade no que diz respeito à homossexualidade.

Contudo devo referir que alguns passos têm sido dados. Continua a ser de louvar a actividade desenvolvida pelo grupo de Braga da Rede Ex-aequo. Na verdade nunca frequentei essas reuniões ou actividades que desenvolvem, nem tenciono fazê-lo mas tanto quanto sei têm contribuído muito positivamente para a aceitação da homossexualidade enquanto problema individual dos que lá procuram respostas e também da aceitação social da comunidade bracarense.

Também de salientar algumas actividades desenvolvidas no seio da Universidade do Minho (e não pela Universidade do Minho), nomeadamente alguns debates relacionados com o casamento homossexual, com a adooção por casais homossexuais, a exibição de alguns filmes de temática lgbt, etc. Nota-se a espaços alguma intervenção.

E agora uma novidade pelo menos para mim que soube da sua existência há pouco tempo. O Balanz Urban Lounge que é o único bar abertamente gay-friendly em Braga. Também confesso que ainda não fui lá, nem sei muito bem como é. Contudo para me ser uma boa opção para quem procura um ambiente alternativo e que possa encontrar um espaço mais tolerante aos afectos e que procure estar com alguém sem ser olhado de lado ou com segundas suspeições. O referido bar fica na Rua S. Barnabé nº6 em Braga e está aberto até às 1h/2h... Não posso deixar comentários acerca do bar mas peço a quem já lá tenha ido que deixe aqui o comentário.

Já agora se alguém conhecer mais espaços ou bares deste género aqui na zona de Braga é só publicitar! :P

Abraço


publicado por Ruy A... às 21:24
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Pinguim a 31 de Agosto de 2011 às 23:35
Braga é uma grande cidade, com vida própria e já é tempo de se libertar, no que respeita a locais de encontro gay, do Porto, que está pertinho.
A existência do bar que indicas pode ser um começo...


De Ruy A... a 2 de Setembro de 2011 às 14:17
Pois a questão é mesmo essa, talvez esteja tão perto do Porto que acaba por não fazer tanto sentido a criação de espaços exclusivamente lgbt cá em Braga... O pessoal prefere sair mais descontraidamente para lá do que sair em Braga com receio de encontrar gente conhecida... Enfim


De 00:15 a 2 de Setembro de 2011 às 12:11
Já li o 1º post sobre a homossexualidade em Braga...despertaste em mim a consciência de que tenho um preconceito em relação a Braga, já namorei um bracarense e talvez muito por causa dele tenho tal preconceito, que consiste na opinião de que apesar de, como referiu o Pinguim, Braga estar pertinho do Porto ainda há uma distância bem latente no que toca ao desenvolvimento socio-politico-cultural.
Lembro-me que ele, apesar de alguns anos mais velho, só tinha vindo ao Porto uma vez na vida e tinha literalmente medo de cá vir, aqui e a qualquer outra cidade mais movimentada...passava a vida em Fátima com os pais e apesar de ter um mestrado, faltava-lhe cultura geral. Claro que se trata somente de uma pessoa, mas foi a sensação que fiquei da cidade toda...


De Ruy A... a 2 de Setembro de 2011 às 14:37
LOL honestamente esse rapaz parecia ter alguns problemas de socialização.
Mas como é óbvio nem todos os bracarenses são assim lol aliás cada vez mais se assiste a uma ligação maior com o Porto o que tenderá normalmente para aproximar estilos de vida, maneiras de pensar, etc... Já há muita gente do Porto a trabalhar em Braga mesmo morando no Porto e vice-versa...
De qualquer forma tenho reforçar a ideia de que Braga apesar de tudo é uma cidade pacífica e tolerante não havendo relatos de problemas com pessoas homossexuais... Portanto vê lá se melhoras o estigma ehhehe


De 00:15 a 3 de Setembro de 2011 às 01:53
Sim sim sim!!! Sabes, sou uma pessoa estranha e anormal na sua forma de pensar...tenho como lema de vida ñ ter preconceitos...e só me dei conta deste com este post...tá mais do que na hora de me tratar dele!!!



De sad eyes a 7 de Setembro de 2011 às 14:10
vivemos num país pequeno e portanto as cidades são pequenas... é a pescadinha.
braga beneficia de ser uma cidade universitárias, mas isso, neste caso, é pouco, como em todas as outras.
quando queremos ir para sitio desses pensamos em lisboa, porto ou espanha... e é assim comigo que tb vivo parte ad semana numa cidade pequena.


De Dois Coelhos a 24 de Setembro de 2011 às 16:09
Talvez seja de ter uma mente limitada, ou estar eventualmente mal resolvido comigo próprio, mas mesmo aqui em Lisboa, quando ainda não vivíamos juntos e quando queriamos estar juntos tinhamos de ir de carro para um qualquer sítio mais ermo, dava comigo a pensar que se encontrasse alguém conhecido teria um ataque cardíaco.


Comentar post

.E-mail me

ruy_angel@sapo.pt

.posts recentes

. João M. para Miguel Vieir...

. DSECTION Magazine

. Adoro!

. WC freaks

. New Guilty Pleasure 2

. Back again!

. New Guilty Pleasure

. Foo Fighters

. Paradise

. Gay vs Straight

.últ. comentários

Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maio...
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbie...
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do ...
Andas desaparecido...
Lindo tudo de bom este cara!!!
Em suma, que se foda a moda.. tu queres é ver as i...
Parece ser um projecto interessante.Obrigado pela ...
Mas quem não adora? Só se for parvo...
vem... 19 de Março Coliseu Portoo último album é d...
Hum Feist também claro, mas ainda não tinha ouvido...

.links