Sábado, 29 de Agosto de 2009

Heterofobia

Já se devem estar a intrigar o porquê do título deste post num blog deste género.

Pois bem, a heterofobia, à semelhança da homo, caracteriza-se por ser a discriminação que é feita tendo em conta a orientação heterossexual de uma pessoa. No caso particular deste post não é exactamente desta heterofobia que quero falar.

Aquilo em que acredito é que existe muitos mais heteressexuais homofóbicos do que homossexuais heterofóbicos. Obviamente. Também é normal tendo em conta os números de uns e de outros. Contudo tenho me vindo a aparceber que existe também uma heterofobia entre homossexuais, mais concretamente com bissexuais, que passo a explicar.

Já me dei conta que há gays que perante comportamentos "mais hetero" de outros homens acabam por de alguma maneira ver essas pessoas com olhar reprovador. Acusando-os de não serem verdadeiros e genuínos tendo em conta aquilo que são. Nomeadamente quando tendem a verificar que há homossexuais que se comportam pouco como homossexuais, fazendo-se passar por hetero num determinado momento ou local.

Já por si só, a ideia de se falar em comportamentos exclusivamente hetero ou homo, quando falamos em atitudes ou comportamentos sociais de humanos, preocupa-me bastante, mas a verdade é que tende-se a bipolarizar e a estabelecer uma barreira inviolável naquilo a que se pode chamar "comportamentos homossexualmente aceites" e "comportamentos homossexualmente não aceites".

Por exemplo, a seguinte lista dá conta de "comportamentos homossexualmente não aceites" que gays não convém que tenham ou mencionem, correndo o risco de serem alvos de heterofobia:

  • Desde logo, assumir-se como bissexual;
  • Afirmar que se sente confuso e inseguro sobre a sua sexualidade, colocando a hipótese de uma vida futura heterossexual;
  • Não ter participado em paradas Gay Pride ou tencionar não fazê-lo;
  • Não levantar o dedo mindinho quando se toma café;
  • Não dar...   suspense...    um agudo de vez em quando, numa simples e qualquer conversa entre amigos;
  • Cumprimentar outro gay com um aperto de mão;
  • Afirmar que nunca apalpou o "São Bernardo" de alguém numa disco ou bar gay;
  • Mais grave ainda, revelar que nunca frequentou (sim as noites frequentam-se) a noite gay de uma qualquer cidade;
  • Jurar que não possui qualquer tipo de roupa ou adereço feminino;
  • Não possuir um vibrador, ou qualquer outro item semelhantemente fálico, para uso exclusivamente doméstico (note-se que o uso do verbo possuir neste exemplo assume outra relevância, não acham?!);
  • Etc, etc...

Pois muito bem, depois disto convém explicitar as instruções de leitura deste post:

Este post deve ser lido no sentido crescente de brincadeira e comédia, do mesmo modo que deve ser lido de forma decrescente de seriedade e verdade... Onde começa um e acaba outro, cabe ao ilustre leitor definir, tendo em conta a sua experiência pessoal.

 

 

P.S. Pois bem, como já tinha previsto vou estar ausente por mais uns dias. Até lá comportem-se...  :)


publicado por Ruy A... às 14:45
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De R_C_Y a 30 de Agosto de 2009 às 04:23
Eu considero-me meio heterofóbico mesmo por ter observado algumas dessas reacções em pessoas que eu conheço, mas também te digo que há coisas nessa lista que eu ainda não fiz... LoooL

Cumps


De pinguim a 30 de Agosto de 2009 às 07:44
Gostei imenso deste texto e que fala de um assunto pouco referido, mas que existe.
É minha ideia, e posso estar enganado, de que todo o ser humano passa na sua vida por fases de alguma homossexualidade (esta por vezes não vem ao de cima porque é imensamente reprimida pel@ própri@), ou de alguma heterossexualidade (a grande maioria dos homossexuais já tiveram ou continuam mesmo a ter relações heterossexuais).
Há uma graduação vasta que vai do heterossexual total (que não implica que seja homofóbico), ao homossexual total (que pode ser, como dizes, heterofóbico).
Eu actualmente assumo-me como 100% homossexual, mas já tive sexo heterossexual e aceito perfeitamente a bissexualidade.
A segunda parte do texto é mais leve e divertida mas tem o seu interesse na mesma, eheheh.
Abraço e um regresso breve.


De André! a 30 de Agosto de 2009 às 09:40
Há coisas nessa lista que escapam um pouco à realidade, pelo menos a minha hehehe...
Abraço


De macho hetero a 21 de Junho de 2011 às 06:02
Quem ameaça, tenta intimidar ou prender as pessoas que rejeitam a homossexualidade, está praticando heterofobia (do mesmo modo que estaria praticando homofobia quem tentasse ameaçar, intimidar ou prender as pessoas que rejeitassem a heterossexualidade).

Quem tenta induzir ou forçar uma criança a ver a homossexualidade com simpatia está praticando a heterofobia.

Quem tenta agredir fisica ou verbalmente uma pessoa por ela rejeitar a homossexualidade (como fez a senadora) também está praticando a heterofobia.

Quem acusa aqueles que rejeitam a homossexualidade de serem criminosos, monstros etc. também está praticando a heterofobia.

Quem tenta forçar ou obrigar um heterossexual a ter contato físico (beijos, abraços) com um homossexual ou a aceitar passivamente o assédio homossexual, também está praticando a heterofobia.

Quem tenta obrigar um heterossexual, inclusive uma criança, a presenciar cenas de homoafetividade em público, está praticando heterofobia.

Quem tenta punir ou prender médicos e psicólogos que se dispõem a tratar homossexuais está praticando heterofobia.

Quem tenta proibir, punir, perseguir ou intimidar homossexuais que queiram se tornar heterossexuais, mediante tratamento o disciplinas espirituais, está praticando a heterofobia.

Quem tenta proibir ou impedir os religiosos de entenderem a homossexualidade como um comportamento de inspiração diabólica (ao lado de muitos outros comportamentos heterossexuais igualmente condenados pela religião) está praticando perseguição e intolerância religiosa.

Os relatos de heterofobia até o momento tem sido poucos porque a identificação de um fato social exige a intrumentalização semântica de um conceito para que o mesmo seja percebido pela consciência dos oprimidos.


Comentar post

.E-mail me

ruy_angel@sapo.pt

.posts recentes

. João M. para Miguel Vieir...

. DSECTION Magazine

. Adoro!

. WC freaks

. New Guilty Pleasure 2

. Back again!

. New Guilty Pleasure

. Foo Fighters

. Paradise

. Gay vs Straight

.últ. comentários

Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maio...
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbie...
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do ...
Andas desaparecido...
Lindo tudo de bom este cara!!!
Em suma, que se foda a moda.. tu queres é ver as i...
Parece ser um projecto interessante.Obrigado pela ...
Mas quem não adora? Só se for parvo...
vem... 19 de Março Coliseu Portoo último album é d...
Hum Feist também claro, mas ainda não tinha ouvido...

.links