Domingo, 24 de Janeiro de 2010

Homossexualidade em Braga

A homossexualidade "vive" em Braga na obscuridade, aliás um pouco à semelhança de todo o país.

A comunidade gay pelo que me dá a perceber até é considerável, mas ainda assim muito reservada. Havendo muitos poucos ou praticamente nenhuns sítios gay friendly, o que dificulta a relação e a interacção com o resto da sociedade...

Posso estar a demonstrar ignorância, mas ainda assim a principal actividade para promover a igualdade de género e diminuir a homofobia parte da rede ex-aequo, através das suas reuniões temáticas ao longo do ano. Pelo que sei o grupo de Braga é importante.

O que contribui para tudo isto?! Creio ser o grande peso da religião e a carga negativa associada à homossexualidade nesta região, que provoca uma homofobia ignorante e uma situação humilhante para quem se assume.

É sabido e conhecido o grande peso que a igreja católica tem na cidade e no distrito de Braga, ou não fosse esta a Cidade dos Arcebispos. Tornando-se óbvio que as gerações mais antigas estejam ainda formatadas com o pensamento católico. Levadas a seguir os conselhos debitados pelos arcebispos, que convenhamos, no que diz respeito à homossexualidade não são dos nossos melhores amigos.

Depois há ainda a questão dos "paneleiros". Sim desses mesmo. Não sei até que ponto do país Braga é conhecida como a cidade dos "3 pês". Mas aqui um pouco pela zona Norte, falando-se na cidade dos padres, putas e paneleiros, não há quem não saiba identificar. Não faço ideia quem sejam estes paneleiros, mas que pelos vistos foram importantes, foram. Portanto a imagem dos homossexuais é caracterizada dessa forma, com toda a carga negativa que lhe está associada. E o facto de estar englobada com os padres e as putas torna tudo ainda mais complicado...

O resultado? É óbvio! Toda esta carga histórica negativa ainda resiste até aos dias hoje, dificultando o aparecimento de "actividades homossexuais", quer seja em grupos organizados, quer seja em manifestações, quer seja, e o mais importante, na "normalização" da homossexualidade através dos "coming-out" individuais.

A solução? Passa pela actuação das entidades públicas com responsabilidade, combatendo activamente a homofobia e promovendo actividades gay-friendly. A Câmara Municipal de Braga, o IPJ local, e outras entidades que zelam pelo bem estar social da região, têm o dever de intervir e não ficar de braços cruzados neste caso.

Na generalidade não condeno, nem julgo, apenas relato...


publicado por Ruy A... às 15:13
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De CL a 30 de Setembro de 2010 às 23:01
Ola, fui ontem a um novo bar friendly em Braga e gostei muito. Fica perto do bragashoping na rua s.barnabé. ah chama-se balanz.
abraços a todos.


De rapaz a 4 de Novembro de 2010 às 22:13
E gostas-te do bar?

Como é um bar friendly?


De Anónimo a 2 de Abril de 2011 às 23:04
O nome do do bar é
BALANZ URBAN LOUNGE, fica na rua de s. barnabé é gay friendly e gostei mt, tinha boa musica gostei do ambiente e do espaço e eu e meus amigos fomos mt bem atendidos.


Comentar post

.E-mail me

ruy_angel@sapo.pt

.posts recentes

. João M. para Miguel Vieir...

. DSECTION Magazine

. Adoro!

. WC freaks

. New Guilty Pleasure 2

. Back again!

. New Guilty Pleasure

. Foo Fighters

. Paradise

. Gay vs Straight

.últ. comentários

خدمات شركة ركن الامثل بالمنطقة الشرقيه 0502644550 ...
شركة كشف تسربات المياه بسيهات وراس تنورة (http://...
Gostava de ter uma experiência, sexo oral com hom...
Aplausos!!!! Muito bem!
Para excelentes momentos de prazer intenso, basta ...
Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maio...
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbie...
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do ...
Andas desaparecido...

.links