Domingo, 24 de Janeiro de 2010

Homossexualidade em Braga

A homossexualidade "vive" em Braga na obscuridade, aliás um pouco à semelhança de todo o país.

A comunidade gay pelo que me dá a perceber até é considerável, mas ainda assim muito reservada. Havendo muitos poucos ou praticamente nenhuns sítios gay friendly, o que dificulta a relação e a interacção com o resto da sociedade...

Posso estar a demonstrar ignorância, mas ainda assim a principal actividade para promover a igualdade de género e diminuir a homofobia parte da rede ex-aequo, através das suas reuniões temáticas ao longo do ano. Pelo que sei o grupo de Braga é importante.

O que contribui para tudo isto?! Creio ser o grande peso da religião e a carga negativa associada à homossexualidade nesta região, que provoca uma homofobia ignorante e uma situação humilhante para quem se assume.

É sabido e conhecido o grande peso que a igreja católica tem na cidade e no distrito de Braga, ou não fosse esta a Cidade dos Arcebispos. Tornando-se óbvio que as gerações mais antigas estejam ainda formatadas com o pensamento católico. Levadas a seguir os conselhos debitados pelos arcebispos, que convenhamos, no que diz respeito à homossexualidade não são dos nossos melhores amigos.

Depois há ainda a questão dos "paneleiros". Sim desses mesmo. Não sei até que ponto do país Braga é conhecida como a cidade dos "3 pês". Mas aqui um pouco pela zona Norte, falando-se na cidade dos padres, putas e paneleiros, não há quem não saiba identificar. Não faço ideia quem sejam estes paneleiros, mas que pelos vistos foram importantes, foram. Portanto a imagem dos homossexuais é caracterizada dessa forma, com toda a carga negativa que lhe está associada. E o facto de estar englobada com os padres e as putas torna tudo ainda mais complicado...

O resultado? É óbvio! Toda esta carga histórica negativa ainda resiste até aos dias hoje, dificultando o aparecimento de "actividades homossexuais", quer seja em grupos organizados, quer seja em manifestações, quer seja, e o mais importante, na "normalização" da homossexualidade através dos "coming-out" individuais.

A solução? Passa pela actuação das entidades públicas com responsabilidade, combatendo activamente a homofobia e promovendo actividades gay-friendly. A Câmara Municipal de Braga, o IPJ local, e outras entidades que zelam pelo bem estar social da região, têm o dever de intervir e não ficar de braços cruzados neste caso.

Na generalidade não condeno, nem julgo, apenas relato...


publicado por Ruy A... às 15:13
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Pinguim a 24 de Janeiro de 2010 às 23:28
É muito curioso notar como é a vida gay nas cidades portuguesas, exceptuando Lisboa, Porto e eventualmente Albufeira, durante o Verão.
Braga, é com Coimbra e Setúbal uma das cidades portuguesas mais populosas e com vida própria e é natural que tenham ambientes ou locais de frequência gay, nomeadamente zonas de engate. Mas outras há, mais pequenas em que o mesmo acontece; recordo-me que na altura em que por motivos profissionais corria o país, havia duas cidades onde pernoitava, que só ia dormir só se quisesse: Leiria e Viseu.
Mesmo na minha provinciana Covilhã havia movimentação nocturna: quando aí regressei para me fixar após alguns anos de ausência, fiquei pasmado com as oportunidades que surgiam.
Cheguei a uma conclusão fácil: em terras mais pequenas "santos da casa não fazem milagres", isto é, as pessoas estão mais abertas ao contacto com estranhos do que coma as pessoas que conhecem de vista, do dia a dia...
Abraço.


De Me, myself and I a 28 de Janeiro de 2010 às 11:55
Concordo!

Eu, namorei com um rapaz de Braga durante bastante tempo e que me lembre nunca fomos a nenhum local LGBT, se é que existe mesmo. As nossas saídas eram sempre para fora de Braga. Não que aprecie muito locais LGBT, mas já me tinha apercebido desse aspecto.

Mas se dizes isso em relação a Braga, try Guimarães:P lol aqui abrem bares LGBT e fecham logo depois lol.

A actuação das entidades públicas está mesmo para aí virada....


De Brc a 28 de Janeiro de 2010 às 16:44
Braga ainda tem alguns cafézitos bem «gay-friendly», especialmente no verão a frequência é muitooo muito colorida!


De Luis e Gonçalo a 18 de Fevereiro de 2010 às 15:05
Se um destes dias nos encontrássemos (o jantar de Março em VNGaia com o Pinguim & Cª seria uma boa oportunidade) poderíamos contar-vos as nossas histórias de Braga, local onde passámos a nossa primeira noite juntos (revelação quase exclusiva, aqui!!!). Abraços,


De Bracarense a 30 de Março de 2010 às 19:53
Olá!
Andei a pesquisar no google e deparei-me com o teu blog que é interessante por sinal!
Também sou de Braga e acho que faz falta espaços mais receptivos à comunidade LGBT . Conheço muito gente de Braga e também pessoal dos arredores que vêm estudar para a cidade, mas grande parte são portadores de uma mentalidade fechada e que têm uma visão negativa sobre a homossesualidade .
Pessoalmente, não gosto de frequentar locais LGBT até mesmo a rede EX-AEQUO , preferindo a dscrição .


De Ag a 15 de Abril de 2010 às 17:35
http://couscousrestaurante.webnode.com.pt/

gay friendly


De CL a 30 de Setembro de 2010 às 23:01
Ola, fui ontem a um novo bar friendly em Braga e gostei muito. Fica perto do bragashoping na rua s.barnabé. ah chama-se balanz.
abraços a todos.


De rapaz a 4 de Novembro de 2010 às 22:13
E gostas-te do bar?

Como é um bar friendly?


De Anónimo a 2 de Abril de 2011 às 23:04
O nome do do bar é
BALANZ URBAN LOUNGE, fica na rua de s. barnabé é gay friendly e gostei mt, tinha boa musica gostei do ambiente e do espaço e eu e meus amigos fomos mt bem atendidos.


De Anónimo a 23 de Setembro de 2012 às 20:29
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do Bragaparque. Sou brasileiro e trabalho no shoping e encontrei ali um grupo de friends maravilhoso. Também há lá uma comunidade gay de leste e de Braga. Barzinho calmo que funciona pela noite dentro até de manha. People jovem.
Apareçam.
Eder


De da cunha a 11 de Novembro de 2013 às 12:16
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbiens nesse bar? et faz o favor podes mes dar o nume da rua!! so francesa é difficil para mim obrigado pela àjuda.


De Anónimo a 22 de Outubro de 2020 às 21:32
Gostava de ter uma experiência, sexo oral com homem!


De Adoro Braga a 9 de Setembro de 2014 às 10:47
Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maior do que a de Aveiro, como residente desta cidade (Aveiro), tenho-vos a dizer que apesar do tamanho, ainda há um número considerável de gays e lésbicas. Não deviam pôr tantos rótulos nas coisas, como bares LGBT ou gay-friendly, mas deviam ir a sítios que sabem que são agradáveis, porque se para vocês são agradáveis, para os outros gays também será, e a probabilidade de encontrar alguém como vocês é maior.
Não é nas paradas que alguém se faz ouvir, é com o respeito e persuasão.


De Anónimo a 11 de Dezembro de 2019 às 06:39
Fino!


De Anónimo a 21 de Janeiro de 2020 às 13:46
Aplausos!!!! Muito bem!


De Anónimo a 12 de Julho de 2018 às 13:39
Para excelentes momentos de prazer intenso, basta ligar 939509684


Comentar post

.E-mail me

ruy_angel@sapo.pt

.posts recentes

. João M. para Miguel Vieir...

. DSECTION Magazine

. Adoro!

. WC freaks

. New Guilty Pleasure 2

. Back again!

. New Guilty Pleasure

. Foo Fighters

. Paradise

. Gay vs Straight

.últ. comentários

خدمات شركة ركن الامثل بالمنطقة الشرقيه 0502644550 ...
شركة كشف تسربات المياه بسيهات وراس تنورة (http://...
Gostava de ter uma experiência, sexo oral com hom...
Aplausos!!!! Muito bem!
Para excelentes momentos de prazer intenso, basta ...
Apesar de a cidade de Braga ser um bom bocado maio...
ola,desculpa-me mas tinha umas préguntas,hà lesbie...
Há um bar gay em Braga. O BEBEDERU'S BAR junto do ...
Andas desaparecido...

.links