Terça-feira, 30 de Agosto de 2011
Tendo em conta o regionalismo a que o meu blog está sujeito. E muito bem sujeito pois gosto muito e tenho orgulho de ser da região de onde sou. Devo voltar a referir-me à "vida homossexual" desta região, como é ser gay e homossexual em Braga e quais as opções que existem. Quero com isto dar continuidade ao post: Homossexualidade em Braga feito anteriormente.
Já passou cerca de um ano e meio desde esse post, mas ainda continua a ser um dos mais visitados/procurados no blog, portanto daí fazer sentido voltar ao tema. Tenho receio que muito das coisas que falei não tenham sido alteradas ou seja praticamente continua tudo na semi-obscuridade no que diz respeito à homossexualidade.
Contudo devo referir que alguns passos têm sido dados. Continua a ser de louvar a actividade desenvolvida pelo grupo de Braga da Rede Ex-aequo. Na verdade nunca frequentei essas reuniões ou actividades que desenvolvem, nem tenciono fazê-lo mas tanto quanto sei têm contribuído muito positivamente para a aceitação da homossexualidade enquanto problema individual dos que lá procuram respostas e também da aceitação social da comunidade bracarense.
Também de salientar algumas actividades desenvolvidas no seio da Universidade do Minho (e não pela Universidade do Minho), nomeadamente alguns debates relacionados com o casamento homossexual, com a adooção por casais homossexuais, a exibição de alguns filmes de temática lgbt, etc. Nota-se a espaços alguma intervenção.
E agora uma novidade pelo menos para mim que soube da sua existência há pouco tempo. O Balanz Urban Lounge que é o único bar abertamente gay-friendly em Braga. Também confesso que ainda não fui lá, nem sei muito bem como é. Contudo para me ser uma boa opção para quem procura um ambiente alternativo e que possa encontrar um espaço mais tolerante aos afectos e que procure estar com alguém sem ser olhado de lado ou com segundas suspeições. O referido bar fica na Rua S. Barnabé nº6 em Braga e está aberto até às 1h/2h... Não posso deixar comentários acerca do bar mas peço a quem já lá tenha ido que deixe aqui o comentário.
Já agora se alguém conhecer mais espaços ou bares deste género aqui na zona de Braga é só publicitar! :P
Abraço
De
Pinguim a 31 de Agosto de 2011 às 23:35
Braga é uma grande cidade, com vida própria e já é tempo de se libertar, no que respeita a locais de encontro gay, do Porto, que está pertinho.
A existência do bar que indicas pode ser um começo...
De
Ruy A... a 2 de Setembro de 2011 às 14:17
Pois a questão é mesmo essa, talvez esteja tão perto do Porto que acaba por não fazer tanto sentido a criação de espaços exclusivamente lgbt cá em Braga... O pessoal prefere sair mais descontraidamente para lá do que sair em Braga com receio de encontrar gente conhecida... Enfim
De
00:15 a 2 de Setembro de 2011 às 12:11
Já li o 1º post sobre a homossexualidade em Braga...despertaste em mim a consciência de que tenho um preconceito em relação a Braga, já namorei um bracarense e talvez muito por causa dele tenho tal preconceito, que consiste na opinião de que apesar de, como referiu o Pinguim, Braga estar pertinho do Porto ainda há uma distância bem latente no que toca ao desenvolvimento socio-politico-cultural.
Lembro-me que ele, apesar de alguns anos mais velho, só tinha vindo ao Porto uma vez na vida e tinha literalmente medo de cá vir, aqui e a qualquer outra cidade mais movimentada...passava a vida em Fátima com os pais e apesar de ter um mestrado, faltava-lhe cultura geral. Claro que se trata somente de uma pessoa, mas foi a sensação que fiquei da cidade toda...
De
Ruy A... a 2 de Setembro de 2011 às 14:37
LOL honestamente esse rapaz parecia ter alguns problemas de socialização.
Mas como é óbvio nem todos os bracarenses são assim lol aliás cada vez mais se assiste a uma ligação maior com o Porto o que tenderá normalmente para aproximar estilos de vida, maneiras de pensar, etc... Já há muita gente do Porto a trabalhar em Braga mesmo morando no Porto e vice-versa...
De qualquer forma tenho reforçar a ideia de que Braga apesar de tudo é uma cidade pacífica e tolerante não havendo relatos de problemas com pessoas homossexuais... Portanto vê lá se melhoras o estigma ehhehe
De
00:15 a 3 de Setembro de 2011 às 01:53
Sim sim sim!!! Sabes, sou uma pessoa estranha e anormal na sua forma de pensar...tenho como lema de vida ñ ter preconceitos...e só me dei conta deste com este post...tá mais do que na hora de me tratar dele!!!
De
sad eyes a 7 de Setembro de 2011 às 14:10
vivemos num país pequeno e portanto as cidades são pequenas... é a pescadinha.
braga beneficia de ser uma cidade universitárias, mas isso, neste caso, é pouco, como em todas as outras.
quando queremos ir para sitio desses pensamos em lisboa, porto ou espanha... e é assim comigo que tb vivo parte ad semana numa cidade pequena.
Talvez seja de ter uma mente limitada, ou estar eventualmente mal resolvido comigo próprio, mas mesmo aqui em Lisboa, quando ainda não vivíamos juntos e quando queriamos estar juntos tinhamos de ir de carro para um qualquer sítio mais ermo, dava comigo a pensar que se encontrasse alguém conhecido teria um ataque cardíaco.
Comentar post